quinta-feira, 11 de março de 2010

Madame Satã no Cine Chega Mais


Neste sábado o "Cine Chega Mais" exibirá "Madame Satã", o filme é inspirado na vida de João Francisco dos Santos, mais conhecido como Madame Satã.Malandro, artista transformista, capoeirista, cozinheiro, presidiário, pai adotivo, João Francisco dos Santos passou a maior parte da vida entre as ruas do Rio boêmio e a prisão. O filme é um retraro deste personagem explosivo e complexo. Um personagem apaixonado, guiado por uma grande determinação a sobreviver.

Madame Satã se passa na Lapa, em 1932, no momento em que o sonho de João Francisco - se tornar uma estrela do palco - se transforma em realidade. O filme nos transporta para o cotidiano de João Francisco, seu círculo de amigos e sua intimidade. Um olhar macroscópico em um momento crucial na vida do protagonista. Madame Satã se concentra no período em que João Francisco está prestes a se transformar no mito Madame Satã, nome este tirado de um filme de Cecil B.De Mille, Madam Satan (1930), que João assistiu e pelo qual se apaixonou.

O açåo central do filme acontece na pensão decadente onde vive João Francisco, no coração da Lapa, no Rio de Janeiro. É de lá que ele comanda o seu mundo: Laurita, prostituta e "esposa"; Firmina, a pequena filha de Laurita; Tabu, cúmplice e escravo; Renatinho, amante e traidor; e Amador, o proprietário do bar Danúbio Azul, o feudo de João Francisco.

Madame Satã fala também do surgimento de uma vibrante cultura afro-brasileira que emerge na cidade, nos anos que se seguiram à abolição da escravatura. Uma cultura de resistência que se consolidou numa sociedade que não tinha mais utilidade para os seu antigos escravos - um olhar sobre um momento crucial da diáspora africana no Brasil.

Serviço: Sessão 2: 19h Endereço: Rua Campos da Paz nº 110 Rio Comprido. Entrada gratuita.

Sinopse consultada no site webcine

Nenhum comentário: